Crítica: Uma Ideia de Você - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
2 Claquetes

Crítica: Uma Ideia de Você

Uma Ideia de Você – Ficha técnica:
Direção: Michael Showalter
Roteiro: Robinne Lee, Michael Showalter, Jennifer Westfeldt
Nacionalidade e Lançamento: Estados Unidos, 2024
Sinopse: Enquanto acompanha a viagem de sua filha adolescente ao Coachella, Solène, uma mãe solteira de 40 anos, começa um romance inesperado com Hayes Campbell, de 24 anos, o vocalista da August Moon, a boy band mais badalada do planeta.
Elenco: Anne Hathaway, Nicholas Galitzine, Ella Rubin.

.

Quando dei play na nova comédia romântica Uma Ideia de Você eu não sabia o que esperar. Tinha visto apenas um pequeno trailer em uma rede social e lembro de ter achado que seria mais uma comédia romântica ordinária como tantas outras, e era. Eu sou fã de comédias românticas e melodramas, não nessa ordem, mas o fato é que no dia da estreia estava sentadinho no sofá apenas aguardando o que viria pela frente. No elenco, Anne Hathaway e Nicholas Galitzine formam um par romântico com muita simpatia e sem grandes constrangimentos, mas a sensação de uma história baseada em uma fanfic não foi embora nem depois do fim.

Na pesquisa para escrever esse texto, confirmei a sensação de fanfic que percorre a narrativa. Uma Ideia de Você é baseado em um livro de mesmo nome, escrito por Robinne Lee e lançado em 2017, e sim, a história é uma fanfic em torno de um cantor de uma boyband que se apaixona por uma mulher “mais velha”. Algumas fontes indicam que seria inspirado no cantor Harry Styles, ex-integrante da ex-banda teen One Direction. No filme, o cantor Hayes Campbell (Nicholas Galitzine) se apaixona por Solène (Anne Hathaway), mas a diferença de idade, ele com 24 anos e ela com 40, pode ser um empecilho para o desenvolvimento do amor.

O etarismo, em tese, seria o ponto principal dessa história, e até é, mas a forma como isso é desenvolvido é tão superficial e insossa, que o que seria um ponto fora da curva, se transforma em mais uma comédia romântica tradicional de streaming. Existem momentos interessantes em que esse debate é levado um pouco mais a sério e a carga dramática acompanha, como na cena da piscina durante a folga do cantor, ou nas mensagens odiosas da internet. Porém, essas cenas se resumem a comentários sobre a diferença de idade, especialmente vindo de Solène, como uma proibição do superego que a impede, ainda que queira, de viver aquela paixão depois de um casamento frustrado.

Sim, comédias românticas e melodramas precisam de obstáculos para atrapalhar o amor dos pombinhos, mas em Uma Ideia de Você, esses obstáculos são vistos pelo roteiro como um atravessador incômodo. Na mesma hora que são colocados em consideração para serem aprofundados, logo são resolvidos da maneira mais superficial e apressada possível. Há um desequilíbrio que percorre a narrativa, às vezes se preocupa em fazer o básico sobre o apaixonamento, e depois desconsidera o assunto principal que elegeu para si mesmo. E é importante considerar que 40 anos não é uma idade avançada, como se a diferença de 16 anos fosse um problemão, mas isso nunca é explorado de forma abrangente. Seguir pela linha do melodrama nesse assunto seria uma saída inteligente, e é uma pena que isso não aconteça.

O roteiro foi escrito por Robinne Lee,  Michael Showalter e Jennifer Westfeldt. A direção é de Michael Showalter, diretor de Os Olhos de Tammy Faye (2021), que rendeu o Oscar de Melhor Atriz para Jessica Chastain –- o que até hoje parece um surto coletivo da academia tamanho desastre é esse filme. Acontece que, em Uma Ideia de Você, a direção de Showalter é no mínimo duvidosa, especialmente pelas escolhas de planos, e a falta de refino no roteiro com diálogos mal escritos, ou com repetições desnecessárias para tentar fazer humor, não ajudam no conjunto da obra.

A escolha das telas divididas usadas com alguma frequência não tem proposito narrativo nenhum, e o excesso de plano e contraplano parece um artifício burro, pois interrompe com cortes, o apaixonamento que estava sendo desenvolvido. Um plano aberto poderia ser uma solução mais sutil e até poética de acompanhar, mas infelizmente isso não acontece. O roteiro abandona com facilidade a discussão sobre a diferença de idade e gasta tempo demais com flertes constrangedores. Como os diálogos nem sempre ajudam, a diferença da experiência em atuação fica óbvia. Anne Hathaway é muito sagaz em contornar os diálogos cringes, dando um ar de seriedade e desesperança do amor e ajudando a vender seus traumas e inseguranças. Já para Nicholas Galitzine é difícil dizer o mesmo, o que era cringe nas páginas, na boca do galã fica um pouco pior, mas há armadilhas que ele escapa bem, especialmente pelo carisma.

O carisma dos protagonista é um ponto louvável, especialmente pela capacidade de fazer muito com pouco, e ambos parecem confortáveis nos papéis. Com Galitzine isso ficou claro em Vermelho, Branco e Sangue Azul (2023), em que ele se saiu melhor que seu par romântico. Anne Hathaway também está muito confortável, além de protagonista é também produtora do longa, combatendo algumas críticas desonestas sobre ela ter aceitado o papel. E mesmo sendo um filme extremamente lugar comum, é muito honesto sobre si mesmo e se assume como uma comédia romântica que não propõe nada além do básico dentro do gênero.

Uma Ideia de Você é irregular, mas simpático e segue o padrão dos últimos filmes do gênero. A falta de inteligência para alguns pontos e mais substância para a história, faria uma diferença interessante nesse retorno das comédias românticas com grandes estrelas. O roteiro também não ajuda no aprimoramento dos diálogos, e não sei o quanto o material original contribui ou desabona na construção da trama e no desenrolar verborrágico desse sonho de verão. As escolhas questionáveis e sem tanto propósito da direção deixam tudo muito protocolar e sem inspiração, mas o carisma da dupla de protagonistas acaba servindo de barreira frente as investidas um tanto vergonhosas do texto. De todo modo, para uma comédia romântica advinda de uma fanfic, essa é uma das melhores dos últimos tempos, mas isso também não era difícil.

Deixe seu comentário